Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

domingo, 6 de março de 2011

Guerreiras de carteirinha

A equipe do Integração onde trabalho é formada, em sua maioria, por mulheres. Guerreiras, claro, a começar pela diretora que, tem um jornal em circulação, há dez anos, numa terra que se abre, há pouco, para a cultura e  inovações de costumes. Demoroooooou!
Mas, quero mesmo é, me debruçar sobre a palavra guerreira. Aos 11 anos, me disseram e eu comprovei, lendo por mais de dez vezes, o livro Um Certo Capitão Rodrigo, de Érico Veríssimo, que guerreiras seriam Ana Terra e Bibiana Terra Cambará.
Mas, minha homenagem vai para todas as Kátias, Brunas, Lucinaras, Carens, Vânias, Cristianes, Mônicas, Francieles, Reginas, Patrícias, Adrianas, Janices, Vitórias, Natálias, Bibianas, Ládis, Lurdes, Ledas ... em especial, a minhas nonnas. Essas sim merecem os parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. Essas mulheres que atravessaram os grandes acontecimentos do século XX, munidas apenas de coragem e de uma história de amor. Se casaram por amor, não se sabe. Casavam, era essa a regra. Tinham filhos, uma meia dúzia. Ajudavam em casa , na roça e na igreja. Minhas nonnas Irma e Justina faziam seus trabalhos voluntários lavando a igreja e cuidando da capelinha. Direito ao voto, só souberam disso, a partir de 1940 e alguma coisa. Lavar roupa, no banhado, no tanque e  secar ao sol. Sol que vislumbravam no olhar dos filhos e netos, somente. Minha nonna Irma viveu até ter trinetos. Gastou as contas do rosário rezando por eles. As contas do terço me fascinavam  por a cada ano que passava, tornarem-se menores, literalmente, gastas, por mil ave-marias ... 
Para minha avós, não tinha dia da mulher, todo dia era dia de alimentar a família numerosa, em alma e espírito. A vocês, onde quer que estejam, um Feliz Dia da Mulher.
Às fabulosas mulheres da minha convivência - guerreiras de carteirinha: muitos dias felizes, muitos sóis, muitas luas, muitas águas,muitas almas, menos tédio, menos remédio, menos desamor, menos despropósito, menos razão, mais coração.
Foto: Flor de verão - Janete Nodari

Um comentário:

Leandro Debenetti disse...

oi Janete, meu nome é leandro debenetti, 26 anos, carlos barbsoa, recebo o jornal integração da serra por email. na parte dos artistas vi que é você quem escreve. gostaria de parabenizar toda a equipe do jornal. fantastico! tudo de bom! me interesso bastante por saber como anda a cultura e a arte na região. sou escritor , compositor, musico e tenho estudio de produçao musical e audiovisual. independente. me prepara para começar a palestrar sobre pordução cultural nas escolas da minha cidade.e outros eventos afins; gostaria de levar este projeto para a região também. visite meu blog: http://leandrosata.blogspot.com/ para mais informações.
muito bom poder receber informaçoes de qualidade atravez do jornal. mais uma vez obrigado pelo trabalho de todos e sucesso!!