Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Professora conectada


Profa.Rute Fávero tuitando realizações
Conectada 24 horas por dia – ou quase isso- a professora das áreas de Informática, Educação e Informática na Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS), Rute Fávero diz ser uma apaixonada pela diversidade cultural que as redes sociais proporcionam.
Aos 53 anos, a bento-gonçalvense, que nasceu e se criou no interior de Monte Belo do Sul, (hoje município) mora, desde 1977, em Porto Alegre. É coordenadora do Suporte Pedagógico às Plataformas de Educação à Distância (EAD) da UFRGS, professora em cursos na modalidade à distância.  Além disso, pesquisa sobre Educação a Distância, Aprendizagem e Redes Sociais. Já com vistas ao Doutorado na Informática na Educação, Rute ainda encontra tempo para um trabalho voluntário de extrema importância para as pessoas que estão em busca de um emprego. Ela desenvolve ações de voluntariado com seu blog “ONG da Rute”, em que divulga vagas de emprego e currículos gratuitamente. Em 2009 e em 2010 foi premiada com o TopBlog, na categoria “Variedades”, pelo trabalho voluntário desenvolvido, utilizando o blog. “Minha única intenção é ajudar,“ diz. E pelos resultados obtidos... É só acessar o endereço eletrônico e Rute compromete-se em postar as oportunidades de emprego. É grátis, tanto para quem procura vagas de emprego ou estágio, como para quem as oferece. “Espero que essa iniciativa continue auxiliando muitas pessoas. Fico em êxtase ao saber que pude fazer a diferença para alguém. Um que seja, “acrescenta ela.
O blog
 Rute criou o blog, quando percebeu a dificuldade de seus filhos Sérgio e Karenina e seus orientandos em Informática conseguirem um estágio.“Passei a perguntar a meus amigos, se na empresa deles não havia a necessidade de um estagiário em Informática. Mesmo que me dissessem que não, eu os convencia de que precisavam e que eu tinha ótimos alunos. Isso se disseminou e, quando alguém comentava que precisava de um profissional da área de informática, estagiário ou não, as pessoas já indicavam a “Professora Rute têm excelentes alunos”. Assim passei a receber as vagas diretamente no meu email e as enviava aos meus alunos da área de informática, por email. Depois passei a enviar para os alunos de todos os cursos, na instituição em que eu trabalhava. Sabendo disso, os alunos enviavam seus currículos. Na época eu ainda conseguia verificar se estava tudo ok, caso não, devolvia o currículo com dicas, etc.. Chegou uma fase em que eu levava dois dias, quase full-time, para organizar currículos e vagas e enviá-los, semanalmente, aos mais de 5 mil emails que eu já tinha na minha lista. Passava os finais de semana em casa fazendo isso. Ausentei-me de minha família, em prol deste trabalho. Hoje tenho 5 voluntários.”
A filha de Oly e Rosalina Fávero valoriza muito suas raízes. Parte de sua vida passou em Bento Gonçalves, cursando o Ensino Médio, no Colégio Estadual ( hoje Escola Mestre- por sinal, fomos colegas e aprontamos muito no bom sentido) e sempre que pode volta à cidade e ao seu lugar do coração: Dolorata, entre Monte Belo do Sul e Santa Tereza. A cozinha italiana é sua preferida. Ama massas, lasanha, mas adora  uma torta de aipim “receita della mamma “. Cozinhar é uma das paixões, além dos livros, claro. Rute ressalta que a grande transformação da realidade proporcionada pelo Twitter e pelas redes sociais é
-aproximar as pessoas que têm idéias em comum.
- possibilitar que essas pessoas consigam desenvolver trabalhos que atinjam quem espera e necessita deles.
- humanizar as pessoas, proporcionando a elas uma sensação maior de pertencimento e, por conseguinte, felicidade.
 É isso.

Nenhum comentário: