Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

domingo, 31 de julho de 2011

Uma festa para a polenta. Eu fui!



Únicas esculturas de polenta
 do mundo

Milho: o produto
Dizem que a escolha dos amigos é uma das mais importantes estratégias para o sucesso. Foi  o que constatei  no evento chamado Polentaço na cidade de Monte Belo do Sul. Como tudo funciona a contento? Como eles criaram a única exposição de esculturas de polenta do mundo?Como valorizaram o alimento, praticamente, único sustento dos imigrantes italianos? Como desmistificaram a velha história de quem come polenta é polenteiro?
A frase que abre este post responde às perguntas acima.
Com ajuda de amigos. Quando a ideia surgiu, em 1996, a festa era do colono. As próprias agricultoras criaram os mais variados tipos de polentas. O visionário Álvaro Manzoni batizou a festa e a preside até hoje: Polentaço.
Com o envolvimento da comunidade e, transcrevo o que vi, com ajuda de famílias e amigos, a irmã de Manzoni, Mara e a primeira-dama, Lili ( é assim que o prefeito a chama) conferiam a entrada dos convidados, em seguida, passaram ao protocolo de abertura. Fizeram questão de ler quem estava à frente de quê. E, tudo funcionando, na mais perfeita ordem e tranquilidade, digna das cidades do interior que ainda mantêm características culturais que, envolvem, digamos as " coisas" puras. O padre procedeu a bênção. E a festa começou!
Também os estudantes leram suas redações classificadas num concurso municipal para contarem histórias de sua gente e o que se  sentia era e a energia das coisas simples no ar.
Amizade, simplicidade, simpatia e um nome criativo levaram visitantes, convidados, autoridades e  imprensa à cidade de Monte Belo do Sul
Eu fui! Inquieta, burlei o protocolo e conversei com sua gente. Produtores de geleias, pães, biscoitos, sucos e flores. Sim, há um orquidário na cidade.
Parabéns, Monte Belo do Sul. "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon





Nenhum comentário: