Contemporânea: que é da época atual. Assim, descreveu-se a Casa Brasil 2011, realizada de 2 a 6 de agosto em Bento Gonçalves. Entre o design e a produção de um móvel contemporâneo, passa-se por um túnel.
E a luz no fim do túnel eu vi,quando visitei o showroom da Empório Arredo. A princípio, a curiosidade. Depois, as velhas aduelas que formavam a decoração e, por fim, os móveis confeccionados de material de demolição de casas antigas da região da imigração italiana e de velhas pipas e barris. Um respeito a história ou o caminho da sustentabilidade? O designer Leonardo Magna criou mesas de pipas que foram descartadas e deixou nelas as marcas do tempo. E quantos mais sinais de que a história passou por aí, melhor. Confesso: meus olhos brilharam.
Em um segundo, toda a minha vida passou pela minha mente. Minha memória afetiva ouviu o som da marreta de meu nonno Taffarel, tanoeiro experiente, um tipo forte, de olhos azuis, apaixonante, que dedicou a vida a produzir pipas. Os sons, as cores, as dores eferveceram sobre as ideias de estilo contemporâneo. E lá estava eu a contar a trajetória de meu avô à proprietária da empresa Alessandra Salton. Misturaram-se os sentimentos de orgulho por meus nonnos serem ambos tanoeiros e de nostalgia, pois nossa criação foi de que daí vinha o sustento da família. E agora?
Aí estavam os pedaços de pipas, com a cor do vinho incrustrada e eu com uma série de perguntas no ar?
O rústico é o belo? O belo é o rústico?
Me respondam vocês, queridos visitantes do blog. Não sem antes, dar uma espiada na foto e se deliciarem com a beleza in natura.
3 comentários:
Janete, devo confesar que ler seu blog, e fazer uma viajem a infancia, sentir emoçoes passadas, que lembram coisas que na teremos mais, parabens, continue a nos fazer viajar na nostalgia de nossas vidas. Nico
Obrigada, Nico
Você é a inspiração e a força para que eu escreva mais e mais.
Sem lugar a duvida, O Baile Imperial faz de Bento, uma cidade que viaja no tempo e na historia, que apessar do desenvolvimento e a voracidade do progresso, resiste em manter a meiguiçe e a doçura de uma pequenina cidade do interior.
Postar um comentário