Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Um Natal

Quando chega o Natal, a figura de minha nonna preparando o presépio invade minhas noites. Naquele dia tão esperado, meus olhos brilhavam diante das peças repletas de história. ( se não me engano, pertenciam à minha bisavó e vieram na mala na travessia do Atlântico). A gruta, onde haveria de nascer o Menino era confeccionada de papel pardo, artisticamente retratada por minha tia. Eu prestava a minha ajuda, ao recolher pedriscos para fazer o caminho dos reis magos e  adivinhem, o que acrescentávamos ao presépio bem junto à manjedoura: serragem. Isso mesmo. Matéria-prima ao alcance das mãos, já que meu nonno tinha uma pequena marcenaria no porão. E, não se precisava andar muito para se conseguir " a barba". (parasita comum em árvores da então pequena Bento Gonçalves, ainda arborizada e com terrenos baldios à vontade para se procurar... o quê mesmo?? " barba"). Tudo estava ali, ao alcance dos meus sonhos de criança: casa com porão, primos, nonna, nonno, primos, almoço de Natal, primos, brincadeiras, presentes, vizinhos, primos...
Ah, mas ver  minha tia colocar a Estrela de Belém  na gruta de papel, isso não tinha ( ou não tem preço). Ainda hoje, ela ilumina minhas auroras mais nebulosas.
Tudo tão simples e tão lindo. O " Bambino Jesú" lá, deitadinho, com seus bracinhos branquinhos. E sabe quem ao lado?? Seus pais, Maria e José. Mas, também tinha lago, ovelhas e o o que sua imaginação mandasse.
Dizer o que isso significou para mim e meus irmãos é fazer uma volta no tempo, que remove não só as lembranças, mas vai além, porque, a casa ainda está lá, porém os lugares onde brincávamos não existem mais. Foram ocupados por construções verticais.
Já se passaram vários dezembros ... meus nonnos deixaram um ensinamento, aquele que a gente acolhe e nada diz.
Natal com neuroses, pra quê? Demorou...
Agora entendo seu presépio, nonna Justina.

2 comentários:

Yohana Sanfer disse...

É tão lindo e tão bom quando as memórias nos inspiram e viver, não?!
Vim retribuir sua visita, agradecer o carinho e aproveitar para desejar um natal cheio de harmonia e luz pro seu coração e seu lar!

Blog da Janete disse...

Obrigada, igualmente para vc minha amiga. Feliz 2012!
E parabéns pela ideia do concurso...
Q venham mais
Abs