As encostas, no distrito de Faria Lemos, pareciam esperar pela chuva, naquela tarde, mas, apesar de necessária, ela não apareceu. Quem compareceu foi um belo entardecer típico de verão na Serra Gaúcha. O trajeto até a localidade brinda-nos com vinhedos, uvas, paisagens rurais e cantinas históricas. Uma riqueza cultural que nos surpreende.
Convidados a participar de uma experiência única junto às videiras da família Cristofoli, fomos recebidos pela enóloga Bruna, na cantina da casa paterna, um ambiente inspirado nas tradições italianas de encher os olhos e o paladar. É o Spazio Del Vino, criado para os visitantes passarem bons momentos degustando os vinhos que levam o sobrenome da família.
Em seguida, Bruna nos convida a carregar uma cesta com o vinho escolhido, a água e as taças. Estamos caminhando até os parreirais familiares, onde uma ideia que surgiu, há pouco mais de um ano, remete-nos ao encantamento visual diante do colorido das almofadas e do edredon estendido à sombra das videiras.
O sol vai se pondo sobre as montanhas deste distrito, que tem na hospitalidade, na simplicidade e na alegria de sua gente, a marca e a arte do vinho e do canto. Assim, ao desfrutar da sombra dos parreirais, degustando o saboroso cardápio elaborado pela “ mamma”, numa espécie de piquenique, fomos envoltos pelos sons da colônia, numa atmosfera de recordações e romantismo.
Além disso, quando a noite chega, é possível acender as velas e as lamparinas que se encontram suspensas nos ramos das vinhas. Tudo preparado com muito carinho pela família Cristofoli para nos proporcionar uma experiência inesquecível. A atração chama-se “O dolce far niente no edredon”. Um nome bem sugestivo. Para combinar com o entardecer no tempo de vindima. - Crônica publicada na edição de fevereiro do Jornal Integração da Serra de Bento Gonçalves -
Nenhum comentário:
Postar um comentário