Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

“A bateria voltou”




“ O importante é ser fevereiro e ter carnaval pra gente sambar.” Um grupo de amigos residentes na Osvaldo Aranha está aquecendo os tamborins na entrada da Boate Grafitti, ao lado do Clube Ipiranga.  Após ensaiarem dois meses, tudo tem que sair como o planejado. Mesmo porque, o mestre quer fazer bonito. A ideia de Carlos Alberto Bacca ( hoje residindo em Brasília) tomou fôlego, quando os integrantes, dez ao todo, herdaram os instrumentos da Escola de Samba A Voz do Morro. Com uma seleção de marchinhas e sambas, começava a folia. Daí, partiriam para os clubes sociais e para o carnaval de rua em cidades da região.
O repicar do samba , 26 anos depois, vai ser ouvido, neste ano, na chamada concentração. Um espaço que os blocos alugam.
Na concentração do União do Morro, também estarão o “ UTI” e “ Kamikases”.
A bateria hoje conta com 30 integrantes. Segundo Daian Nodari, ex- componente, em seu auge, o bloco chegou a ter 80 integrantes, entre bateria e passistas, sob a presidência de Luis Delano Oselame ( atual presidente do Esportivo). Ele acrescenta que, na época dos carnavais de clubes, Bento Gonçalves chegou a ter três blocos com bateria, mas a do União do Morro foi a única que resistiu.
Esse mesmo orgulho é dividido entre os irmãos Márcio, 33 anos,  e Biso Sonza,  31, atuais
coordenadores do bloco.
No ano passado, os integrantes chegaram a usar camisetas pretas, em protesto, pelo fim da bateria.
Mas, como todo brasileiro é um forte e o carnaval é a festa do Brasil, esse ano, a bateria volta com dez tamborins, cinco caixas, quatro surdos, dois repiques, três chocalhos, três agogôs,um cavaquinho e dois intérpretes de sambas-enredo. O abre-alas será o samba vencedor da Salgueiro , em 1993.

“Explode coração
Na maior felicidade
É lindo a União do Morro
Contagiando e sacudindo esta cidade”






Nenhum comentário: