Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

terça-feira, 12 de março de 2013

Quem diria? Os retalhos...


A professora Eliana Volpato se considera a pioneira no ensino da técnica de Patchwork na região de Bento Gonçalves. Conforme Eliana, o Patchwork é a junção de tecidos, cores e amizades. “São pontos que se unem em torno dos retalhos escolhidos, conforme o gosto de cada aluna. Tramados com a alegria do trabalho bem feito, resultam em peças unidas com amor. Aquecem, iluminam, decoram e alegram o ambiente”, acrescenta.
Ela ressalta que o Patchwork é uma tendência mundial. De acordo com Eliana, essa arte em painéis, mantas, caminhos de mesa, colchas e bandôs, entre outras peças, também está aparecendo em estofados e roupas customizadas. “As possibilidades de criação são infinitas. O grande prazer é que você pode fazer ainda para presentear”.

Paciência e dedicação

Eliana aprendeu a fazer crochê aos seis anos. Aos 12, ganhou uma máquina de costura. Fez seus primeiros bordados sob os ensinamentos e o carinho da professora Ortenila Köch. Cursou Letras e Pós-graduação em Marketing. Mas, ela ressalta que, em seu currículo, os cursos de Patchwork realizados em São Paulo e Gramado ganham destaque. Em novembro de 2011, esteve também em Houston, Texas, nos Estados Unidos participando da maior feira de Patchwork do mundo. “É um trabalho de paciência e dedicação, por isso mesmo, sou apaixonada pelo que faço”. A professora acentua que os cursos de Patchwork ajudam na concentração e na criatividade. Os cursos são oferecidos à tarde e à noite. 

 Saiba mais sobre esta arte
Patchwork é uma arte que consiste em unir tecidos com uma infinidade de formatos.  Dá-se esse nome a parte superior. Já a obra completa é o acolchoado, formado pelo topo do trabalho mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. Grandes indústrias têxteis desenvolvem anualmente tecidos especiais para o Patchwork. Também existem revistas, materiais e ferramentas que visam facilitar o trabalho. A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de Patchwork.  Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho.



Um comentário:

Arione Torres disse...

Oi amiga, ótimo post!
Tenha uma ótima semana!
http://www.arionetorres.blogspot.com.br/