Sejam bem-vindos (as) !!!!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

O mestre das pipas da Aurora




À medida que se iniciou a comercialização de vinhos, surgiu também a figura do tanoeiro, fabricante de pipas e barris. As primeiras pipas de madeira da Aurora foram confeccionadas pelo tanoeiro AntônioTaffarel.
Permito-me falar mais sobre o artesão. É um orgulho para mim.
É meu avô materno. Ele dedicou sua vida à produção de barris, bordalesas, pipas, corotes, corotinhos.
O som da marreta ouviu-se por mais de seis décadas no cenário entre as vinícolas do Morro ( bairro Cidade Alta).
Meu nono era um homem forte, de belos olhos azuis. Nasceu em Cotiporã. Passou a a juventude em Pulador ( atual União da Serra). Mas, cansado das brigas com o pai e de espírito aventureiro, um dia, decidiu-se.
Viria a Bento Gonçalves, em busca de melhores condições de vida. Detalhe: sem a bênção paterna. Porém, foi minha bisavó ( mulher poderosa, já existiam, claro) que o abençoou. E o viu partir, da janela do sótão da velha casa, abanou, num aceno de despedida, com a força das águias que empurram seus filhotes ao abismo. E eles? Saem voando ( o que é que tu achas?)
O tanoeiro Antônio Taffarel ( segundo na foto) em festa familiar de Páscoa.
Voou, então. Por estas paragens, aprendeu o ofício de tanoeiro com os portugueses. Só parou, quando as forças não mais permitiram que ele levantasse arcos e aduelas. Cena de minha memória afetiva, de minha infância revisitada em sons, cores e lembranças.
No próximo sábado, 9 de abril, estarei nas comemorações dos 80 anos da Cooperativa Vinícola Aurora, no Pavilhão de Eventos de Bento Gonçalves.
Agradeço o convite.

Nenhum comentário: